Palhetas
A Bosch recomenda a substituição das palhetas pelo menos uma vez por
ano ou ao serem observadas as seguintes condições: no pára-brisa,
formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e
falhas na limpeza; e nas palhetas, lâmina quebradiça, torta ou rasgada.
Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor do
limpador, verificar se o esguichador está desobstruído e corretamente
posicionado e ainda conferir as condições do braço limpador.
Filtros
Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar,
combustível e de cabine ajudam a reduzir o consumo de combustível, o
nível de emissão de poluentes e até mesmo a entrada de partículas e
gases nocivos no interior do veículo. Realizar a manutenção preventiva
e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros evita danos à
injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A
recomendação da Bosch é que a troca destes componentes seja feita sempre
em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.
Velas
Abasteça em postos de combustível de confiança. Combustíveis
adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes
componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento
das peças e carbonização dos eletrodos.
Troque as velas de ignição periodicamente, conforme a recomendação do
fabricante. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do
veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas
mecânicas, para verificar qual é a vela correta para o motor daquele
veículo.
Cabos
Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas,
a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de
ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de
alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.
Freios
A recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada 5 mil
quilômetros e substituir o fluido de freio a cada 10 mil quilômetros ou
12 meses.
Na hora de substituir o fluido, é importante levar em consideração a
especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação
é sempre seguir o prazo especificado no manual do proprietário do
veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência
da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a
segurança.
Correias
A principal função desta peça é o sincronismo entre o virabrequim e o
comando de válvulas, principais eixos do motor. Quando a correia quebra,
há interrupção nesse sincronismo, o que provoca parada total do veículo.
A Bosch aconselha uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros. A cada
troca, é recomendável ainda avaliar o estado das polias e tensionadores,
a fim de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da
mesma.
Você mesmo troca seus pneus ?
Cuidado! Isso pode comprometer o desempenho dos pneus do seu carro e
acima de tudo, sua própria segurança.
Atualmente, nenhum motorista deveria considerar trocar ele mesmo os
pneus e rodas de seu carro. Todos as falhas deixadas no encaixe (ainda
que utilizando-se das ferramentas apropriadas) podem conduzir a danos na
carcaça do pneu ou mesmo rupturas na válvula do pneu; inicialmente pode
não haver nenhum sinal externo visível, mas as conseqüências podem
impactar drasticamente na segurança do condutor, já que o estouro do
pneu é o efeito mais sério, resultante destas falhas.
Além disso, o conjunto pneu + roda necessita ser balanceado para lhe
assegurar as melhores características de dirigibilidade e conforto, para
tanto, é necessário equipamento técnico adequado. Assim, siga nosso
conselho e deixe a troca de pneus para nossos profissionais capacitados.
Quando foi última vez que você verificou o estepe do seu veículo ?
Muitos motoristas se esquecem de verificar, com certa freqüência, o
estado do estepe. Nos casos de emergência, quando um dos pneus fura,
percebemos a necessidade de estarmos com o estepe em boas condições de
uso. O problema que poderia ser resolvido com uma simples troca de pneu,
encarece bruscamente quando o estepe não pode ser utilizado e vemos a
necessidade de chamarmos uma empresa especializada em serviços de
manutenção de veículos. Isso porque o estepe freqüentemente está liso ou
possui uma roda em má estado de conservação, comparada as que estão
sendo usadas no carro.
Dicas:
- Verifique a pressão dos pneus do seu veículo, inclusive do estepe,
regularmente!
- Vale a pena lembrar que todos os pneus do seu veículo, incluindo o do
estepe, necessitam ter profundidade mínima de 1.6mm, conforme resolução
do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
A válvula dos pneus
Troque também a válvula dos seus pneus - Muitos problemas ocasionados
no pneu são consequências de falha na válvula.Apenas a calibragem
semanal dos pneus não garante a loginvidade e segurança nos mesmos. Pois
um desajuste na válvula causa o esvaziamento gradativo do pneu, o que
provoca o maior desgaste além de significantes deformações.